Publicado por: TDM | 1 de setembro de 2014

A Longitude de Harrison

Saber onde se está e como chegar em algum lugar são informações essenciais. Atualmente um celular pode resolver isto facilmente. Mas nem sempre foi assim, ao contrário, era muito mais difícil do que podemos supor.

Para se definir uma determinada localização pode-se usar duas informações numéricas, a Latitude e a Longitude. No período das grandes navegações e descobertas feitas por via marítima, os exploradores conseguiam definir, com uma certa precisão a Latitude, que é uma medida em graus em relação a linha do Equador. Mas a Longitude, também uma medida em graus em relação a um meridiano, era um problema. Em 1714, foi oferecido um prêmio, na Inglaterra, para o desenvolvimento de um mecanismo preciso para sua medição.

E foi então, que em 1728, o relojoeiro John Harrison passou a se dedicar a desenvolver componentes que aumentassem a precisão de um cronômetro; já em 1735 Harrison apresentou um cronômetros de alta precisão e seu modelo “Número Quatro” foi testado em 1761, numa viagem transatlântica, registrando um erro de apenas 1 ¹/4 de longitude ou cinco segundos. A ideia do equipamento consistia em mediar uma diferença de tempo, ou seja, sabendo-se que é meio dia no marco de referência, e 3 horas da tarde no ponto observado, então pode-se estabelecer um relação de tempo-distância entre os dois pontos. E quanto mais preciso, melhor.

Consagrou-se como meridiano Zero uma linha Norte-Sul que passa sobre Greenwich, na Inglaterra (Meridiano de Greenwich), que ainda é utilizada atualmente, mas existiram outras como o Meridiano de Tenerife e até mesmo o do Rio de Janeiro.

Longitude_1

The Longitude Prize. BC Vieira, 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Longitude_2

Marco do Meridiano de Greenwich (Inglaterra). BC Vieira, 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Longitude_3

O cronômetro de Harrison. BC Vieira, 2012.

 

Anúncios

Responses

  1. LONGITUDE- obra de Dava Sobel conta um pouco da história do problema do posicionamento no século XVIII.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: