Publicado por: TDM | 4 de agosto de 2014

Olimpo, 135 anos

Com o dia ainda por raiar, o grupo se reuniu com olhares para o horizonte. Um gigante se levanta da mata densa, com paredões escarpados e um cume nunca visitado. Era o dia 17 de agosto e finalmente Carmeliano, como era conhecido, e seus parceiros, rumavam para sua grande conquista. Quatro dias se passaram, enquanto buscavam um caminho para cima, e no dia 21 de agosto de 1879, Joaquim Olimpio de Miranda (1842-1912) e sua equipe, chegam ao cume do Pico Marumbi.

Marumbi-069

Pico Marumbi. TDM, 2005.

O conjunto Marumbi, como é conhecido, está localizado na Serra do Mar, no município de Morretes. Seu ponto culminante, o Olimpo (homenagem a montanha dos deuses e ao próprio conquistador) atinge 1.539 metros de altitude. É um ícone para qualquer um que se inicia no montanhismo no Paraná. Além do Olimpo, outros cumes fazem parte do maciço, dentre eles o Gigante, a Esfinge, a Torre dos Sinos e o Abrolhos.

O acesso pode ser feito de trem, a partir de Curitiba, pela estrada das Prainhas ou Trilha das Mamonas, partindo de Porto de Cima (Morretes). Sua história foi amplamente documentada no livro “As Montanhas do Marumbi” (2008) de Nelson Penteado Alvez, o Farofa.

Na semana de celebração dos 135 anos da conquista, serão realizadas algumas atividades em Morretes e no próprio Marumbi, hoje um parque estadual. Uma delas é a corrida de montanha Marumbi Trophy (www.marumbitrophy.com.br) além de palestras com montanhistas e o próprio autor do livro.

 

Anúncios

Responses

  1. Marumbi… montanha que todos os dias eu aprecio e me encanta. Logo pela manhã,ao sair para trabalhar, um olhar mais demorado e agradecido por tanta beleza e encantamento. Costumo dizer que esta montanha se apresenta a cada momento de uma maneira diferente e indescritível…nunca é a mesma. Mas sempre linda!!! Me emociono ao olhar!!! E, quando penso que já fui até lá, meu coração se envaidece por poder ter contemplado esta maravilha. Marumbi, que faz parte da minha vida!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: