Publicado por: TDM | 15 de abril de 2014

Rio da Dúvida

Há cem anos um integrante de uma das mais curiosas expedições realizadas no Brasil avistara a primeira habitação em quase dois meses.

Dentre os maltrapilhos que percorreram o então desconhecido Rio da Dúvida, estavam o ex-presidente dos Estado Unidos, o intrépido Theodore Roosevelt (1858-1919) e o então Coronel Candido Mariano da Silva Rondon (1865-1958). O Rio tinha sido avistado por Rondon em uma de suas expedições para instalação da linha telegráfica, cinco anos antes, e se desconhecia seu caminho por entre a floresta, supondo ser um afluente do Rio Madeira ou do próprio Amazonas.

A empreitada nas águas do rio, hoje batizado em homenagem ao americano (Rio Roosevelt), foi iniciada em 27 de fevereiro de 1914. Um mês antes os expedicionários começaram um marcha desde a localidade de Tapirapuã (atual estado do Mato Grosso), para chegar as nascentes de um rio desconhecido, que gerava “dúvida” sobre sua existência. Fome, tribos desconhecidas, morte nas corredeiras e assassinato foram o enredo da aventura. O próprio Roosevelt quase pereceu diante da febre e ferimentos.

Logo após seu retorno aos Estados Unidos  (1914), Roosevelt lançou o livro Through the Brazilian Wilderness. No Brasil uma primeira edição deste livro (Nas Selvas do Brasil) foi lançada pelo Ministério da Agricultura em 1938 e uma segunda, em 1976 (Editora Itatiaia/USP) como volume 35 da Coleção Reconquista do Brasil. Além destes títulos fora publicado no Brasil, em 2007, O Rio da Dúvida: A sombria viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia de Candice Millard (editora Companhia das Letras).

Museu do Índio. Funai.

Theodore Roosevelt (esquerda) e Cândido Rondon (direita) junto ao marco instalado pela expedição em 1914. (Museu do Índio, Funai).

Os relatos da Expedição Científica Roosevelt-Rondon, assim batizada pelo governo federal da época, mostram um Brasil desconhecido e que já não existe mais. Documentos, mapas e vídeos podem ser vistos no site em memória do ex-presidente norte-americano e trazem fascinantes imagens deste rincão do Brasil.

Acervo (em Inglês): Expedição Científica Roosevelt-Rondon

__________

O Rio Roosevelt integra a bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Recebe as águas do Rio Aripuanã e juntos desembocam no Rio Madeira, estendo-se por aproximados 640 km, desde de Rondônia, passando pelo Mato Grosso até o estado do Amazonas.

Anúncios

Responses

  1. […] 1914, o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt e o Marechal Cândico Rondon, encerravam a primeira expedição a percorrer e mapear um desconhecido rio, na Amazônia brasileira. O curso d’água, antes […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: