Publicado por: TDM | 19 de junho de 2012

Mercearia

Por TDM. 2009.

Recordo-me que há alguns anos li a história de um brasileiro que tinha dado a volta ao mundo de bicicleta (No Guidão da Liberdade. Olinto, A.  – www.olinto.com.br); numa viagem de 3 anos.

Além da aventura, me impressionou uma mensagem do autor, que dizia algo como, viajar a pé é lento demais, de carro, rápido demais; de bicileta se tem tempo para “observar melhor”.

Enfim, durante a execução do levantamento do roteiro do projeto Campos de Palmeira, circulei inúmeras estradas rurais na região dos Campos Gerais e, numa localidade conhecida como Faxinal dos Iguaçu, me deparei com uma mercearia que supostamente foi construída em 1919; assim informou a comerciante.

Imagine que a quase 100 anos vende-se secos e molhados naquela mercearia construída com vigorosas tábuas. O balcão é fascinante. Madeira maciça. Será que veio de uma araucária inteira?

Não tomamos uma branquinha, mas ficamos lá, observando-a, com os dentes amarelos de segurar o cigarro e a típica postura de um imigrante europeu de outrora. Vale a pena conferir. E vá de bicicleta…

Objetos anacrônicos como este, sempre atraíram minha atenção. Sobremaneira mercearias, barbearias e casarios de madeira, perdidos nestes rincões do Brasil, ou mesmo no seu bairro.

A seguir imagens da Mercearia do Faxinal do Iguaçu (encontra-se também mencionado como Faxinal dos Quantis).

PS.: Conheça um pouco mais sobre os sistema de Faxinais no artigo dos professores Marcelo Barreto e Cicilian Luiza Löwen Sahr.

Faxinal

Interior da mercearia. TDM, 2009.

 

 

 

 

 

 

 

 

Faxinal

Interior da mercearia. TDM, 2009.

 

 

 

 

 

Faxinal

Mercearia do Faxinal do Iguaçu. Município de Palmeira (PR). TDM, 2009.

Anúncios

Responses

  1. Aposto que esse comerciante tem muita história pra contar, como será viver ali?longe de tanta coisa mas tão perto de muitas outras fico pensando ao encontrar essas pequenas vilas, comunidades, nos transporta realmente pra outra lugar, ainda mais de bicicleta. No guidão da liberdade…essa liberdade tão procurada…

    • Difícil definir Liberdade…mesmo num guidão…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: