Publicado por: TDM | 29 de maio de 2012

Dilma, Veta!?

Se você fosse o presidente, qual ação tomaria a respeito do novo Código Florestal? Fica difícil definir. Na verdade o que altera ou não? Qual a diferença isto nos causa na vida diária? A quem isto interessa?

Fica claro que o conhecimento científico, sobretudo no que concerne gestão e zoneamento a cerca dos recursos naturais, tem esbarrado em decisões políticas desastrosas. Mas como mediar isto? Uma solução que agrade “gregos e troianos”, ruralistas e ambientalistas…e por aí vai.

E novamente o Desenvolvimento Sustentável ganha vulto nas discussões. Saiba um pouco mais sobre os vetos da Presidenta Dilma, acessando o Link: G1.

E fica aí uma definição para refletir:

Desenvolvimento Sustentado (Sustentável)

Modelo de desenvolvimento que leva em consideração, além dos fatores econômicos, aqueles de caráter social e ecológico, assim como a disponibilidade dos recursos vivos e inanimados, as vantagens e inconvenientes, a curto, médio e longo prazos de outros tipos de ação. Tese defendida a partir do teórico indiano Anil Agarwal, pela qual não pode haver desenvolvimento que não seja harmônico com o meio ambiente. Assim o desenvolvimento sustentado, que no Brasil tem sido defendido intensamente, é um tipo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades econômicas do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

PIZZATTO, L.; PIZZATTO, R. (org) Dicionário Socioambiental Brasileiro. Ambientebrasil.com.br. 2011.

Somos mesmo capazes disto? Quem nos dera…

Anúncios

Responses

  1. […] é primeira, segunda e tão pouco a terceira vez que o tema Sustentabilidade é tratado aqui. Pudera, mas a condição anódina que a temática […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: