Publicado por: TDM | 6 de dezembro de 2010

Aquecimento Global

As mudanças climáticas tornaram-se parte do discurso comum. Mesmo que muitas vezes seja repetido sem critérios e fundamentação científica. Diria até entendimento.

É indubitável que fenômenos anômalos aos padrões climáticos e meteorológicos têm ocorrido com maior frequência, desde que a ciência passou a registrá-los. Também é inquestionável que durante a história natural da Terra, mudanças climáticas intensas ocorreram, alterando todas as condições ambientais do planeta.

Mais aí surgem as questões: o aquecimento global existe? este aquecimento resulta de ações antrópicas? se sim, o quanto? Vale lembrar que, no sistema de produção capitalista, não podemos descartar que esta temática ganhe ainda mais vulto devido a ações políticas obscuras relacionadas ao desenvolvimento econômico, assim como foi revelado, desastrosamente, nos e-mails que “vazaram” de alguns pesquisadores, durante a COP 15.

Neste mês a Scientific American Brasil, lançou uma edição especial sobre o tema. Com leitura menos acadêmica, traz inúmeros artigos que podem nos ajudar a compreender melhor essas questões. A edição é mais uma que se soma ao interesse do tema, sobretudo durante a realização da COP 16, onde pesquisadores de todo o mundo estão reunidos no México para debater a temática.

Talvez ainda seja cedo para afirmações apocalípticas sobre o futuro do planeta, mas é certo, que precisamos tomar decisões individuais e coletivas, sobre este futuro.

Saiba mais em: COP 16

Anúncios

Responses

  1. Olá Professor, sou eu, Amanda de Souza do Colégio SESI!
    Eu gostaria de saber quais são as punições e as leis, para um indvíduo que polui o ar?

  2. Amanda,

    É difícil responder de forma tão geral. Dependerá do tipo e quanto de poluição.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: