Publicado por: TDM | 10 de outubro de 2010

Graciosa Limpa

Por Marlene Ricci

Aos olhos dos turistas, que se deslumbram a cada curva da centenária Estrada da Graciosa, tudo parece limpo, nenhum lixo. Mas é só dar uma parada e atentar para o morro que se estende abaixo de cada curva, e um amontoado de lixo aparece. Como se pudesse ser varrido para debaixo do tapete.

Mas de quem é a responsabilidade? A maioria das pessoas aponta os órgãos públicos, mas será mesmo que algum órgão público pode dar conta de limpar a enorme quantidade de lixo jogada nas estradas brasileiras? Parece impossível!

Dona Tereza, uma das comerciantes ao longo da estrada, conta que o Departamento de Estradas de Rodagem – DER-PR faz a coleta regularmente das cestas de lixo dos quiosques, e o trabalho é bem eficiente.

Mas existe outro lado, a imensa quantidade de lixo que é jogada das janelas dos veículos e que vão parar nas margens da estrada. Quem vai coletar isto? Esta é uma pergunta, que apenas precisa ser respondida, porque a falta de cidadania de alguns prejudica o ambiente de todos.

Neste último Sábado, 09 de outubro, o Instituto Civis Mundi realizou uma ação voluntária de coleta de lixo na Graciosa. Os ambientalistas percorreram todo o trajeto de bicicletas coletando o lixo junto às margens da estrada. Garrafas plásticas, papéis, latas de cerveja, um material passível de reciclagem, mas que estavam poluindo a Mata Atlântica.

E uma conclusão foi feita, a responsabilidade é de quem joga. Os turistas devem levar embora e destinar corretamente todo o lixo que produzem. Nós podemos fiscalizar. Melhor ainda, sermos conscientes de que somos os responsáveis.

Anúncios

Responses

  1. Que pena que a maioria das pessoas não se preocupam com o meio em que vivem, e acham que a natureza vai dar conta sozinha de tanto descaso…ao contrário, ela clama por nossa atenção e cuidados!!! Jogar lixo em qualquer lugar é coisa de gente com cabeça pequena, que não tem educação e nem respeito pelo outro, e pela natureza. Parabéns pela iniciativa!!!Elsa Damas

  2. […] E o lixo. Quem recolhe. O município tem obrigação9 de dar destino a imensa quantidade de lixo produzida pelos turistas. Sem falar na Estrada da Graciosa. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: