Publicado por: TDM | 6 de outubro de 2010

Ação Voluntária

 

Por Tiago Martins

 No último dia 05 os alunos do Colégio SESI-Pinhais se reuniram para preservar o meio ambiente.

Munidos com sacos de lixo, os alunos coletaram os resíduos jogados por pessoas mal educadas nas margens do Rio Iraí – no trecho entre os municípios de Pinhais e Piraquara – e encerraram a atividade com o plantio de inúmeras espécies de árvores nativas no local. Os sacos de lixo foram organizados para que a prefeitura municipal de Pinhais possa fazer recolhimento.

A ação mostrou a preocupação dos alunos com a questão ambiental e com a qualidade de vida do lugar onde vivem.

Parabéns aos alunos e a equipe pedagógica do SESI-Pinhais pela iniciativa. Somando forças podemos transformar o mundo.

Mais imagens aqui.

Anúncios

Responses

  1. Realmente este projeto foi algo muito bom para o local.
    Os alunos recolheram alguns sacos de lixo acumulados, jogado por uma população despreocupada com a ecologia local, além de plantar algumas mudas de árvores investindo assim num futuro melhor para o rio “Iraí”.
    Outra questão bastante observada foi a largura de 8 metros da mata ciliar do rio, sendo que o recomendado é 30 metros, ou seja, mais um erro dos moradores e indústrias ao invadirem o local e não deixarem o devido espaço a mata ciliar, está que é muito importante, pois serve como barreira de entrada de lixo no rio.

  2. Bom, na visita ao “rio”, observamos que a raça humana não liga para o meio ambiente.
    O que favorece esse acúmulo de lixo em locais inadequados é o EGOÍSMO HUMANO.

  3. Bom…
    ficamos muito contentes com por poder ajudar um pouquinho a cidade de pinhais, não só porque moramos nela, mas todos que ajudaram gostaram de realizar, tanto a coleta de lixo como o plantio de árvores nativas da região. Todos nós nos empenhamos e trabalhamos em equipe para fazermos o que podia ser feito, era muito lixo e não tinhamos como recolher tudo, mas mesmo assim enchemos mais de 10 sacos de 50 litros.
    Na coleta de lixo, percebemos algumas coisas inusitadas, como por exemplo farol de carro, pedaços de monitores de computadores, disquete e até um RG datado de 1943.
    A esperiencia que adquirimos foi boa, precisamos fazer isso mais vezes, afinal, nunca é ruim ajudar(nem que seja um pouquinho) o meio ambiente.

  4. olha sou Amanda da equipe FOME ZERO , uma das alunas que organizou o projeto LIMPANDO E PLANTANDO COM O COLEGIO SESI PINHAIS .
    Obrigado pela colaboração de todos os aluno do SESI PINHAIS e do PROFESSOR TIAGO e DA DIREÇÃO DO COLÉGIO.

    Sabemos que nosso mundo está sendo destruido pelos lixos principalmente , so que não sabemos que simples atos,do ser humano esta colaborando com a destroição.
    Ser humando não é ajudar um a outro , ser humano é ajudar no desenvolvimento de tudo e todos.UM RIO PARECE SER SIMPLES , so que simples projetos como estes , grandes resoltados no futuro e cooperação é o que precisamos .
    Nosso projeto vai permanecer e pedimos aos aulos e a todos a colaboração.

    Obrigado a todos *-*

    obeservaçã: Não é cupa dos moradores da mata ciliar do rio ter somente 8 metros . ¬¬’

  5. A ação voluntária foi um meio interessante de ajudar o Rio Irai, as pessoas jogam vários tipos de lixo na beira do rio, isso pode causar enchentes, provocar mau cheiro, fornecer a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças…
    Nós realizamos no local, plantio de espécies nativas da região e limpeza nas margens dos rios. Esperamos que com esta ação possamos mobilizar e sensibilizar a população do bairro, pois elas não sabem o quanto é importante a natureza.
    Gostei muito desta ação voluntária e espero que possamos realizar-la mais vezes.

  6. ola professor… Percebi um erro de digitação, em meu comentario , por esse motivo estarei lhe enviando novamente. pesso que exclua o anterior. grata.

  7. Se todos nós sabemos as consequências de poluir o meio ambiente, ou como é o caso de poluir a margem do Rio Irai, não existe um porque para prejudicar algo que dependemos para sobreviver ,e também por uma certa ignorância humana os animais que não têm nada relacionado à isso estão pagando um preço alto pelos nossos atos, então só nos resta acordar no presente, e se conscientizar para o futuro.

  8. Eu sou a aluna Keity da equipe – Atitude.
    Esse trabalho foi muito importante para que todos nos do colégio Sesi Pinhais tomasse-mos consciência do que estamos fazendo com o planeta. A oficina mundo nos mostrou um mundo diferente, nos mostrou que precisamos do planeta para sobreviver, porem, ele não precisa de nos. Vimos que a maior parte dos lixos jogados no rio Irai são de pessoas que não moram ali perto.
    Foram arrecadados sacos e sacos de lixos, entre eles aviam: roupas, alimentos apodrecidos, uso higiênico, até cabeça de cachorro, entre outros. Se cada um fizesse sua parte como, separar os lixos, nunca jogar lixo no chão, usassem sacolas para irem ao mercado de materiais reutilizados e etc, o mundo agradeceria pois com pequenos atos e em conjunto conseguimos modificar a situação precária que estamos vivendo em pleno século 20.

  9. Arregaçar as mangas e ir à luta.

    Nas margens do rio, deixamos o egoísmo e todo o orgulho de lado para dar lugar à vontade de mudança. Sabe-se que o descuido com as causas ambientais é de responsabilidade do ser humano. O que me leva a pensar na grande crueldade destas pessoas, que não jogam o lixo no seu devido lugar que sujam um ambiente onde se trafegam pessoas, gente que caminha ali as margens daquele rio. Sinto-me triste por essas pessoas sem educação. Ao mesmo que me deixei tomar por um sentimento de abraçar aquela causa. Foi de grande valia o dia 05 de outubro. Ali naquela manha foi possível perceber o quão é bom ser útil, o quão é importante engajamento das pessoas para que as coisas aconteçam.

    Cuidar do ambiente é causa de todos. Não basta um grupo de pessoas se reunirem para limpar. O que faz a diferença é não sujar, se conscientizar Para que enfim se alcance o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Não é difícil abraçar essa causa.

    Ação voluntaria, todos são capazes de FAZE-LA.
    A vida nos oferece apenas a armadura. Ir a luta depende de quem tem força, coragem e dignidade de lutar. Nós do colégio SESI Pinhais da Oficina Mundo: O que você vai ser quando eu crescer? Provamos que é possível, que ajudar faz bem e enriquece o espírito. Atitudes como essas contribuem para um futuro e um mundo melhor.

  10. PeçO com Ç, oK! (RISOS) SÓ EU MESMO!

  11. TODOS QUE AJUDARAM ESTÃO DE PARABÉNS FOI MUITO BOM LIMPA AQUELE DIA…
    HOJE 04/08/11 A PREFEITURA ARRUMOU TUDO POR LA,AGORA ATÉ FIZERAM UMA RUA POR LÁ …OBRIGADO A TODOS DO COLÉGIO SESI PINHAIS E A PREFEITURA DE PINHAIS !!!
    ABRAÇO PROF° THIAGO


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: