Publicado por: TDM | 9 de dezembro de 2009

Sustentável

Tornou-se crescente o uso do termo “sustentável” na mídia geral. É como se sua adoção, em qualquer circunstância, promove-se ações de preservação ambiental.

Campanhas publicitárias de bancos e empresas privadas, ações governamentais e até campanhas políticas abusam incessantemente do “sustentável”, o que revela  um engodo, pois seu uso é feito de maneira acrítica e sem fundamentação. Afinal o que é ser sustentável? Esta sustentabilidade é possível?

A idéia de desenvolvimento sustentável ainda está atrelada ao desenvolvimento econômico. Mas se as ações de desenvolvimento continuam sendo voltadas apenas ao econômico, não me parece que o sustentável possa se encaixar nisto. Pois é este modelo de desenvolvimento que gerou todos os danos ambientais e sociais nos quais temos que lidar atualmente. Adotar o “sustentável” não muda em nada.

A sustentabilidade, deverá ser relacionada a um diferente modelo de sociedade, que não tem no poder econômico de consumo – exagerado – sua principal característica.

E você, vai fazer o que para ajudar: usar menos seu carro? Trazer menos sacolas plásticas do mercado? Separar o lixo em casa? Evitar o desperdício, sobretudo de água e energia? Ou prefere carimbar na testa “sustentável” e acreditar que tudo será resolvido pelos outros?

Para complementar recomendo a leitura da entrevista feita pela Eliane Cantanhede, da Folha OnLine, ao Economista Ignacy Sachs: G20, um poder usurpado.

Anúncios

Responses

  1. […] Podemos obervar que tudo que é rotulado como Sustentável, carrega, por si só, uma tranquilidade em nossa consciencia em relação as nossas ações. Como comentei em outro post. […]

  2. […] é primeira, segunda e tão pouco a terceira vez que o tema Sustentabilidade é tratado aqui. Pudera, mas a […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: