Publicado por: TDM | 16 de novembro de 2009

Inteligência Ecológica

Você vai ao mercado e para de fronte a seção de cereais. A embalagem do produto é atraente e remete o seu pensamento para um alimento saudável. O preço é compatível e melhor, no verso da embalagem, que é de papel, tem o símbolo da reciclagem. Aí você compra!

Mas o símbolo da reciclagem, neste produto mostra o quê? Que a embalagem pode ser reciclada, e só. É possível realmente saber a história social e ambiental do processo de fabricação daquele produto? Quantos poluentes são emitidos na sua preparação? Onde são emitidos? Os trabalhadores daquela indústria possuem plano de saúde? São bem tratados? Emprega-se trabalho infantil?

Se soubesse destas informações, você ainda sim compraria este produto?

É isto que discuti o livro Ecological Intelligence, do escritor estadunidense Daniel Goleman. O autor aponta que saber os impactos escondidos dos produtos que compramos pode mudar todo o sistema de produção.

O livro também traz a iniciativa do grupo criador do website Good Guide, que tenta avaliar  e propor um rankinkg para produtos de consumo levando em consideração os impactos sociais e ambientais, somado a sua qualidade de saúde.

A caixa de cereais que visualizei no mercado é de uma marca muito conhecida, mas que tirou nota baixa no ranking da Good Guide nos quesitos social e saúde. 

Vale a pena investigar: Good Guide

Anúncios

Responses

  1. […] observar que tudo que é rotulado como Sustentável, ”produz”, por si só, uma “tranquilidade” em nossa consciência em relação as nossas ações. Como comentei em outro […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: