Publicado por: TDM | 23 de outubro de 2009

Atlas do Meio Ambiente

“A humanidade não se definiu pelo que criou, mas por aquilo que ela escolheu não destruir.”

Edward Osborne Wilson (Entomologista e Biólogo estadunidense).

 

Esta é a frase de abertura do Atlas do Meio Ambiente, elaborado pela Le Monde Diplomatique da França e publicado no Brasil em parceria com o Instituto Pólis.

O Atlas é dividido em duas partes, a primeira “O que ameaça o planeta…”, traz um panorama da problemática ambiental no mundo, desde de modelos de consumo, perda de solos cultiváveis, alterações climáticas, lixos nucleares e até refugiados ambientais.

 Já a segunda parte, “…o que pode salvar o planeta” , discuti possibilidades de mudanças, abordando assuntos como Kyoto II, alternativas de transporte e fontes de energia, biocombustíveis e urbanização.

Todos os artigos são de fácil leitura e amplamente enriquecidos com mapas e gráficos. Com certeza uma importantíssima fonte de conhecimento, não só da temática ambiental, mas também de todo um processo social.

Dentre estes o que mais me  chamou à atenção foi aquele intitulado “A necessária imposição do princípio poluidor-pagador” (p. 14-15), onde revela através de um gráfico, a quantidade de financiamento feito pela Exxon Mobil,  à instituições de pesquisa para produzir estudos que mascaram os efeitos do aquecimento global.

O gráfico aponta que o American Enterprise Institute recebeu da empresa petrolífera U$ 960.000 entre 2000 e 2003, para no ano de 2004 produzir um ‘trabalho científico’ sobre o aquecimento global intitulado de “Don´t worry, be happy” (Não se preocupe, seja feliz).

 Já a Competitive Enterprise Institute, que recebeu, no mesmo período, U$ 1.380.000, comparou a ameaça do aquecimento global com uma invasão extraterrestre.

Bem, vale a pena a leitura e a releitura. Disponível nas bancas por R$ 14,90.

Le Monde Diplomatique Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: