Publicado por: Mariana Lenartovicz | 25 de julho de 2009

Sinédoque?

O que é mesmo sinédoque?

É a primeira pergunta que me veio à cabeça, assim como na das pessoas que estavam sentadas a minha frente nas poltronas do cinema para ver Sinédoque, New York. “É uma figura de linguagem, tipo…” tentaram lembrar o que significava mas nada saiu. Então a único jeito foi …ver o filme e esperar que ele respondesse.

Com certeza é um filme apreensivo,tanto no sentido de segurar, pois a todo momento surpreende, como no sentido de cisma mesmo, porque ficamos numa tentativa constante de encontrar uma certa linearidade, que querendo ou não, nossa mente tenta organizar. Mas realmente é fascinante a narrativa do filme!

Ele  exemplifica a figura de linguagem, mas não consegui identificar conceitualmente. Então para quem quiser saber, simplificadamente: sinédoque é um tipo de metonímia em que um elemento particular representa o elemento geral. Ex: “O brasileiro trabalha muito”. “Aqueles braços sustentaram toda família”. E por aí vai…

Depois que saí do cinema, não queria buscar “entender” a história que acabara de ver, aí que percebi que naquele momento nem precisava, porque o mais importante não seria entender a vida de Caden Cotard, mas sim, escrevendo de uma forma lírica, o que isso me fez pensar sobre a minha.

Anúncios

Responses

  1. Ótimo texto!

  2. Pensar sobre a vida. Isto é sempre muito bom pois é aí que buscamos as tranformações necessárias p/ o nosso dia-a-dia. Pense, pense…viva, viva!!! Minha linda!!!

  3. […] I am not, what you can say a Wood Allen fan. Neither a critic of movies, especially after Sinedoque. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: