Publicado por: TDM | 4 de junho de 2009

Semana do Meio Ambiente

Estamos na Semana do Meio Ambiente. É aquela semana onde são realizadas várias atividades de conscientização ambiental. Alunos plantam árvores ou coletam lixo. Empresas fazem propagandas de suas realizações em favor da natureza.

E você, fez o quê? Provavelmente muito pouco, não é?

Protegidos em nossa confortável ignorância, ainda acreditamos que preservação ambiental é para a Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e outras áreas naturais tão distantes que não fazemos idéia de como sejam. Criminoso é aquele que derruba a floresta! Esta mesma concepção ajuda a nos sentirmos melhor socialmente, afinal acreditamos ser ambientalmente corretos por não derrubarmos nenhuma árvore na Amazônia; e ainda, orgulhosos de jogarmos o lixo no lixo.

Mas isto é muito pouco, afinal, não é nada. Como estamos protegidos por estas idéias, de “a culpa não é minha” e “estou fazendo minha parte, não jogo lixo na rua”, não tomamos nenhuma atitude de mudança.

Por isto proponho a você, que assim como eu nunca derrubou uma árvore da Amazônia, a não usar o seu carro por um dia inteiro, a não comer carne de gado uma vez na semana, e, sobretudo, a ter um consumo consciente de produtos industrializados. Comece por não trazer sacolas plásticas do mercado. Tenha uma sacola de pano à mão. Não consuma refrigerantes em garrafas pet. Use garrafa de vidro retornável!

Jogar o lixo no lixo é obrigação. Não espere PARABÉNS por isto! O somatório de ações – as minhas e as suas – é que promovem a mudança.

Quem sabe assim, você mereça um MUITO BEM.

OS: Não seja tão ignorante em perguntar como a diminuição no consumo de carne de gado colabora com a Natureza.

Anúncios

Responses

  1. É, realmente não é tão facil preservar…nos defrontamos c/ muitas opcões de consumo. São tantas embalagens, sacolas, papeis, enfim, tudo hoje é descartável e isto torna mais dificil as coisas, porém temos que fazer a nossa parte, mesmo com pequenas ações, começando em casa, com a nossa água, aprendendo a fechar as torneiras, usar a água da roupa p/ lavar as calçadas , diminuir o tempo gasto nos banhos,, diminuir o uso de materiais de limpeza, comprar somente o que precisamos, não desperdiçar a comida, não nos deixar levar pelo consumismo desenfreado , separar o lixo (é tão simples!!!!), enfim são muitas atitudes que se todos fizerem, com certeza muitas coisas melhorarão. Mãos a obra. Não é dificil , faz a diferença e vc se sentirá bem melhor. Pode acreditar!!! Elsa Damas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: