Publicado por: Mariana Lenartovicz | 13 de março de 2009

O Ano de Euclides

Pelo centenário da morte de Euclides da Cunha, o repórter Daniel Piza e o fotógrafo Tiago Queiroz, através do projeto do Grupo Estado, estão refazendo a viagem que Euclides fez em 1905, partindo de Sena Madureira (Acre)e indo através da região Alto Purus seguindo a rota fluvial até o Peru. Partiram no início de março, e todo trajeto durará entre 10 a 12 dias.

“O Ano de Euclides” é um projeto que tem como objetivo comparar a Amazônia de 104 anos atrás, que o escritor descreveu em sua obra À Margem da História, com a de hoje. Além de homenagear o grande escritor, é uma busca pelas sensações e por uma verdadeira experiência de encontro com a realidade do norte do Brasil, que tanto se é discutida e idealizada, que julgamos ser imensamente rica e que deve ser preservada, mas que não conhecemos, e fazemos a distância espacial ser pequena em relação à distância cultural e humanitária.

\”A partida para o Alto Purus é ainda o meu maior, o meu mais belo e mais arrojado ideal. Estou pronto á primeira voz. Partirei sem temores… nada me demoverá de um tal propósito\”

Euclides da Cunha, Carta de Guarujá, 6/7/1904.

Saiba mais em: Estadão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: