Publicado por: TDM | 20 de janeiro de 2009

Negev

As cinco da tarde o Sol já havia se escondido. A temperatura baixou e nós montamos acampamento na Vale Tsin, em pleno coração do Deserto do Negev.

Abrigando importantíssimos sítios arqueológicos, muito deles relacionados à Rota do Incenso e das Especiarias, o Negev ocupa toda a porção meridional de Israel, cobrindo cerca de 55% do território. Alguns poucos beduínos ainda vivem na região, mas a maioria migrou para os arredores de cidades como Beresheva.

Em nossa caminhada pelo deserto, atravessamos vilas de beduínos e nos refrescamos em oásis. O silêncio algumas vezes chega a ensurdecer. É um cenário fantástico.

negev_1 O Deserto do Negev.

negev_4 Tenda de beduínos.

negev_05Ruínas da cidade de Avdat, ponto 62 na Rota das Especiarias e Incensos. As caravanas que vinham da Península Arábica atravessavam o Negev rumo ao porto de Gaza, e de lá as mercadorias seguiam para Europa. A cidade era controlada pelos Nabateus, tendo sua origem no primeiro século antes de Cristo.

negev_31O deserto abriga espetaculares e únicas formas no relevo, conhecidas como Mahktesh (pronuncia-se MARRTECH). São gigantescas crateras formadas a partir da erosão de camadas superficiais de rochas  arqueadas  para cima  (anticlinal) continuando até as camadas interiores. A maior destas crateras, Mahktesh Ramon tem 40 km de extensão, variando de 2 a 10 km de largura.

Anúncios

Responses

  1. Oi, Tiago, realmente este lugar é incrivel e imagino o quanto vc ficou feliz em poder estar lá…são momentos assim, únicos, que nos enchem de alegria. Fico feliz por vc. Que bom que está aproveitando…Gosto muito do que vc escreve. Saudades sempre. Até…

  2. Fala Tiago, muito legal essas novas fotos, voce esta ficando cada vez melhor! Mas com tantos lugares bonitos fica um pouco facil de sair so coisa boa, hehehe. Gostei mais da foto do deserto de Negev, parece bem espetacular.
    Se cuide por ai e aproveite tudo que puder.

    Te espero pra mais aventuras.

  3. Oi amore!! Nossa, mas que linda essa paisagem!! Deve ser um sentimento único estar ai!! Aproveita bastante por nós e sempre escreva suas aventuras!!

    Saudades sempre!

    Beijos grande pra vcs!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: