Publicado por: TDM | 14 de dezembro de 2008

O Rei Herodes.

“…Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, pois Herodes vai procurar o menino para matar” (Mateus 2,13).

“Quando Herodes viu que tinha sido enganado pelos magos, ficou furioso e mandou matar em Belém e arredores todos os meninos de dois anos para baixo…”(Mateus 2,16).

Com certeza um dos vilões bíblicos mais lembrados é Herodes, por sua ação anticristo em ordenar a matança de crianças. Mas o que pouco se divulga é importante obra arquitetônica construída pelo “vilão”. Neste mês a National Geographic publicou uma matéria sobre o Herodes, o Rei da Judéia em função da descoberta do seu sarcófago pela equipe do arqueólogo Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

 
Herodes nasceu no ano 73 a.C, na antiga Palestina; no ano 40 a.C., é nomeado rei da Judéia pelos Romanos e em 37 a.C. conquista Jerusalém e a Judéia. Para governar Herodes teve de se articular geopoliticamente com Roma e seus súditos, o que fez dele um traidor para algumas comunidades de Judeus. Foi sob seu mandato que o Segundo Templo foi construído, além de Masada e do Porto de Cesaréia. Durante seu reinado a Palestina viveu com certa prosperidade e sem conflitos contra Roma.

Herodes morreu no ano 4 a.C. e foi sepultado no palácio Herodium próximo ao Mar Morto. Portanto ele morreu antes de Jesus ter nascido, o que faz dele inocente no dramático episódio narrado no Evangelho de São Mateus.

 
Vale a pena à leitura…

Anúncios

Responses

  1. O fato de Herodes ter morrido em 4 a.C., geralmente é tido como uma imprecisão da medição do tempo até os dias de hoje, ou seja, nosso calendário é que estaria errado, não estaríamos em 2008, mas no mínimo em 2012. As teorias não livram a cara de Herodes, mas põe em cheque nosso calendário, que seria impensável querer mudá-lo. Se a revista citada defende esse ponto de vista, pra mim é novidade.
    Um abraço.

  2. Obrigado pelo comentário sr. Humberto Silva.

  3. Grande Tiago, eu tinha acabado de ler a revista, achei muito interessante a matéria e também o mapa que veio na mesma edição, bom para localizar tuas andanças.

  4. […] Chegamos ao topo da colina. Fiquei imaginando como teria sido a caravana que trouxe o Rei Herodes para sua última morada. O cortejo saiu de Jericó, carregando o corpo do rei morto. Seguiram para […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: