Publicado por: TDM | 15 de novembro de 2008

Nas terras do Rei Abdullah II.

…Um chacoalhar rítmico. Para frente e para trás. Os camelos enfileirados sorriam e mascavam como se a marcha do dia não tivesse acontecido. O deserto alaranjava com o pôr-do-sol. Ouviu-se o rugido do camelo líder, sabiam então que era o momento de parar. Haviam chegado ao grande Wadi Rum…

Talvez assim tenha sido mais um dia na caravana do Nabateus. Esta tribo imigrou do deserto da Arábia no século 6 a.C. e ocuparam as Terras de Edom, no sul da Jordânia. A primeira menção do estabelecimento do Nabateus em Petra data de 312 a.C.; quando defendem-se de dois ataques promovidos por Antígonos, general do exército de Alexandre, o Grande.

Os Nabateus controlavam a Rota do Incenso, que ligava o sul do Arábia, atravessando o Wadi Rum e Petra, até a Turquia, e de lá para Europa. No século 2 a.C. Petra é estabelecida como a capital do reino.

Hoje o sítio arqueológico de Petra é tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade. E faz jus a isto. Com inúmeros templos e tumbas escavados na rocha alaranjada atrai dezenas de milhares de turistas todos os anos. A tumba mais famosa é Al-Khazneh, acessado pela As-Siq, uma impressionante fissura na rocha de 1,2 km de extensão. O templo foi usado como cenário do filme Indiana Jones e a Última Cruzada.

Uma visita à Jordânia se completa com uma noite no Wadi Rum (Vale Rum), em uma tenda de beduínos. A paisagem desértica do Wadi Rum, hoje um parque, é excepcional. Durante a Revolta Árabe (1916-1918), o famoso personagem Lawrence da Arábia, passa pela vila beduína do Rum, e um dos pontos hoje visitados é a nascente onde ele se banhou.

Sobre os beduínos Lawrence escreveu em seu livro Sete Pilares da Sabedoria: “The Beduin of the desert, Born and grown up in it, had embraced with all his soul this nakedness too harsh for volunteers, for the reason, felt but inarticulate, that there he found himself indubitably free.” Além do seu livro, suas aventuras foram retratas no filme Lawrence of Arabia, de 1962; vale a pena ver.

Algumas fotos:

IMG_0407

Al-Khazneh. TDM, 2008.

IMG_0428

Tenda beduína no Wadi Rum. TDM, 2008.

 

Anúncios

Responses

  1. Seus textos são de uma sensibilidade que ao mesmo tempo encanta e comove…A sua doação em compartilhar seus conhecimentos, suas experiências é de extrema importância para o nosso aprendizado…É um prazer estar sempre por aqui, lendo e aprendendo.
    Obrigada pelos ensinamentos.
    Beijos da sempre amiga…

  2. …, c/ sempre gosto muito do que vc escreve, é c/ estar aí…fico feliz por vc poder conhecer estes lugares. Puxa vida, hein,o lugar onde foi filmado Indiana Jones…tinha que ser vc.Afinal é seu filme preferido! Muito legal o comentário sobre a foto do Lula c/o rei Abdullah no jornal…esse Lula!!!…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: