Publicado por: TDM | 14 de outubro de 2008

O Domo da Rocha.

Quando avistei pela primeira vez o domo dourado no quarteirão muçulmano da Cidade Velha, fiquei impressionado. Construído entre os anos de 685 a 691 d.C., o Domo da Rocha é um dos mais importantes e sagrados locais para os muçulmanos; de acordo com a fé Islâmica foi da rocha no interior do santuário que Maomé ascendeu ao céu, acompanhado pelo Anjo Gabriel.

Hoje foi a primeira vez que adentrei na praça central que abriga o Domo, conhecida como o Monte do Templo. A área é motivo de “desafeto” entre Muçulmanos e Judeus, pois para a tradição judaica é no mesmo local que fora erigido o Primeiro e o Segundo Templos. Na parte externa da praça, fica o Muro das Lamentações, local sagrado para os judeus. O Muro seria o remanescente de uma das paredes do Segundo Templo, que foi destruído pelos romanos no ano 70 d.C.

Estive admirando a arquitetura do santuário quando uma mulher se aproximou. A estrangeira, com feições asiáticas, puxou conversa enquanto buscava uma pedra para marcar alguma coisa no chão. Perguntou se poderíamos fazer uma oração juntos. Por que não? E ela começou falando rapidamente, mais ou menos o seguinte: “deveríamos orar para a queda dos Muçulmanos e dos Judeus. Que apenas os crentes em Jesus teriam salvação. Todos estes ídolos falsos devem cair”. A ladainha se repetiu por alguns minutos. Suas palavras soavam como se viessem de um estado de transe inflado pela raiva. Ouvi até o final, e quando ela pediu nosso Amém, não pude concordar!

Acho que se Jesus pudesse ouvi-la (quem sabe até ouviu) se remoeria de remorso por ter alguém usando seu nome para uma “oração terrorista” como aquela. Se devemos rezar para algo, acredito que seria melhor pedirmos por mais tolerância e respeito.

Domo_2

O Domo da Rocha. TDM, 2008.

 

 

 

Anúncios

Responses

  1. Muito lindo o lugar…essa cúpula dourada avista-se de longe né…é de entristecer o pensamento dessa mulher, como vc disse em um dos primeiros textos que a terra que deveríamos sentir mais a fé, a religião, a confraternização, tem muito mais conflitos, e até vindos da parte de quem é de fora…isso é triste…concordo muito com vcs!
    saudades sempre!

  2. Lindo lugar mesmo, rico em culturas e conflitos, é isso aí Jesus quer uma nação com amor, respeito ao próximo e uma única fé. Vamos fazendo a nossa parte, assim com nosso exemplo, aos poucos vamos mudando muitos. Abraços pra você, saudades… Bjs dos primos Eu, Du e o Bruno.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: