Publicado por: TDM | 21 de julho de 2008

Armas, Germes e Aço.

A pergunta é: Por que foram os europeus que conquistaram as Américas e não os nativos americanos que conquistaram a Europa?

Foi está a pergunta que Biólogo Evolucionista e Biogeógrafo Jared Diamon propôs-se a responder no livro Armas, Germes e Aço. A obra, prêmio Pulitzer, traça a partir de inúmeras evidências científicas os processos ambientais e sócio-culturais que culminaram com o desenvolvimento social presente no mundo. E uma obra valiosíssima e deve ser lida e re-lida, principalmente para àqueles que não se contentam com a “história” contada nos livros didáticos.

 
Mas especialmente recomendo a leitura para Letrados Classistas, Intelectuais Racistas e Teocêntricos Ignorantes. Estes com certeza não podem perder…!!!

É válido ressaltar que, para mim, a leitura colaborou no meu melhor entendimento sobre os processos formadores da minha família e da visível diferença entre ambas as partes. Recordo-me desta dúvida durante minhas aulas de história. Infelizmente não me recordo dos meus professores indo além…

Jared DIAMOND. Armas, Germes e Aço: os destinos das sociedades humanas. Editora Record: Rio de Janeiro. 2007.

Deixe um comentário

Categorias

